
Você já ouviu falar em coworking? Sabe como funcionam os espaços compartilhados de trabalho? Diversos profissionais da área da saúde estão investindo nesta ideia e descobrindo que ela pode ajudar na carreira profissional. Ao contrário dos consultórios convencionais, onde o médico divide o espaço com poucos colegas ou trabalha sozinho, o coworking disponibiliza espaços para várias especialidades, com estrutura para realização de consulta e exames a um baixo custo operacional, já que o profissional paga apenas pelo uso do espaço.
De modo geral, coworking é o compartilhamento do espaço de trabalho entre profissionais e empresas que podem ser do mesmo ramo ou não, visando a otimização de recursos e divisão de despesas. Este conceito surgiu pela primeira vez em 2005, em São Francisco, nos Estados Unidos, quando Brad Neuberg e mais dois empreendedores fundaram a Hat Factory. No Brasil, o primeiro coworking foi inaugurado na capital paulista em 2007, chamado Impact Hub. Desde então, o número de locais como estes vêm crescendo significativamente. Estima-se que até 2030, 30% de todos os escritórios no mundo serão formados por coworking.
O consumo baseado na colaboração e compartilhamento é uma tendência que se consolida cada vez mais na sociedade, facilitando também o trabalho de muitos profissionais, em especial da área da saúde. O médico recém-formado, por exemplo, pode não dispor do investimento necessário para montar um consultório logo no início da carreira e tem dificuldade em manter uma agenda completa todos os dias. Por outro lado, há também aqueles profissionais que desejam se aposentar aos poucos, fazendo apenas o acompanhamento de alguns pacientes. Nesse sentindo, o coworking médico é uma ferramenta importante para diminuir os custos com uma clínica convencional.
COWORKING MÉDICO: COMO FUNCIONA?
Normalmente o sistema de coworking funciona com a adesão de planos mensais ou por hora pelo uso do espaço coletivo, não havendo cobrança de percentual sobre a consulta. O médico define os dias, horários e espaços que deseja utilizar para fazer o atendimento de seus pacientes com todo equipamento e suporte necessários.
Os espaços compartilhados de trabalho oferecem infraestrutura completa e ambiente agradável, que passam desde o atendimento telefônico, serviço de recepção, copa, estacionamento, sala de espera até o consultório médico e salas de exames. Ou seja, o profissional conta com um local confortável e funcional para realizar seu trabalho, evitando os gastos de um consultório médico mensal.